quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Preço dos Combustiveis !!!

Ao fazer a minha leitura matinal das "Gordas On-Line" depareime com mais uma noticias sobre novos recordes atingidos do preço dos combostiveis, e com um comentário muito bem escrito pelo Sr. RJ (pena que não se pôs mesmo o nome), vou por aqui na integra o comentário porque acho que é importante o ler.

"Caros amigos queiram desculpar-me, mas No último fim-de-semana, ao abastecer o meu carro e verificar uma nova subida do preço dos combustíveis, fiquei indignadíssimo.
Tal situação, fez-me prometer que quando chegasse a casa, perderia um pouco do meu sábado a fazer algumas contas, para assim compreender razão de tais subidas constantes de preços?
E de facto, fiz essas contas e em virtude do seu resultado, resolvi escrever este pequeno paper e envia-lo ao maior número de pessoas possível.
Nem que seja, para me ajudarem a compreender algumas coisas, que de facto, não consigo perceber?Senão, vejamos:1.
Em Fevereiro de 2002, um barril de petróleo (brent nos mercados apontados de NY e Londres) custava 62,08 Dólares, o que equivalia na altura a 74,02 Euros!2. Hoje ( 4 de Fevereiro de 2008), o mesmo barril nos mesmos mercados custa 89,04 dólares, o que no entanto, continua a equivaler sensivelmente a 76,04 Euros (a preços correntes)!
E tal acontece, porque o euro, na série que estou a analisar apreciou-se 35% face ao dólar.3. Todavia, de 2002 para 2008, os preços dos combustíveis em Portugal, subiram 104%, mais do que duplicou!
Têm sentido?E agora, pergunto eu, como é que se pode dizer que o petróleo subiu (nesta proporção) de preço para os Portugueses (dentro da Zona Euro)? Ou melhor ainda, como se justifica esta subida?
Não existem agentes reguladores? Não existe uma Autoridade da Concorrência e uma Autoridade Reguladora do sector energético?
Claro que sim, mas porque não desempenham as suas funções neste caso tão gritante? E porque não, igualmente, intervenção governamental?
Não se deveria equacionar, as gravíssimas consequências, que estas falhas de mercado provocadas por este preço artificial elevado dos combustíveis, provoca na economia nacional. Imaginem só, os ganhos de competitividade, que não proporcionaria aos agentes económicos (e de um ponto de vista Macro para o pais), um preço verdadeiro (um verdadeiro preço de mercado) dos combustíveis. O estado actual desta grave distorção, beneficia apenas meia dúzia de especuladores e meia dúzia de empresas do sector, em prejuízo de todas as outras.
E ninguém reage? A Galp, principal revendedora de combustível em Portugal, responsável por 93% de toda a cadeia de abastecimento, compra neste momento, o brent nos mercados apontados a 70/80 dólares o barril e em cima desse preço, aplica uma margem de 104%. Quando os custos de transformação, segundo apurei, são de 3,8% sobre o preço da matéria-prima (fonte: Relatório de Gestão; Galp).
O que resulta num excedente comercial para esta empresa de aprox. 100%! Conhecem mais algum negócio com margens tão elevadas?!!!! Parece-vos assim uma empresa tão importante para a economia nacional? ao ponto de pôr um pais inteiro a pagar mais 104 % nos gastos de combustível do que deveria?!!!Um pequeno exemplo: imaginem ?o vosso bolso?, o vosso rendimento disponível, quando num gasto potencial de 100? em combustível, estão a gastar na realidade 200 ?? Chega?!!! Agora façam as contas, de acordo com o que cada um (ou o vosso agregado familiar) gasta em combustível (mensal ou anual) e perguntem-se se há justificação para esta vergonha?
Queiram desculpar o ?desabafo? deste vosso amigo, mas faço questão de partilhar a minha indignação por esta situação que todos sentimos
Cumprimentos"
BEMMMMMMMmmmmmmm o homem percebe mesmo disto, isto sim é que é trabalho de investigação, tomara muitos jornalistas se darem a este trabalho todo.
De qualquer modo no artigo a que se refere este cometário está bem explicito que, e passo a citar,"O valor de venda ao público da gasolina atingiu 1,392 euros por litro, dos quais 58 cêntimos correspondem ao Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e 24 cêntimos ao Imposto de Valor Acrescentado (IVA). ", ou seja 0,58€+0,24€=0,82€ ou seja 1,392€-0,82€=0,572€ ... epá a Gasolina até não está cara ... agora um promenor de produção petrolifera que muita gente desconhece, O gasóleo e a gasolina são produzidos da mesma forma com o mesmo processo, na mesma altura, e por cada litro de gasolina é produzido 2 litros de gasóleo, voces já sabiam isto não é, claro que sim toda a gente sabe, no entanto o gasóleo não está a metade do preço da gasolina, Não sei Porquê ???, Ou seja até sei, O Estádo Não quer, a realidade é que os combustiveis tem sido inflacionados pelo estado português desde os anos 90, e nem sequer é para melhorar as condições de vida dos portugueses, o estado está a por a ecónomia deste país de rastos, para poder sorver todo o dinheiros em impostos, e pergunto-me eu para que?
Se não se investe em criação de postos de trabalho nem em melhores transportes, se é preciso um aeroporto para finalmente se construir uma rede de vias entre a margem sul e norte do rio tejo, pois aqueles desgraçados dos "beduinos" que vivem no "deserto" vão ter finalmente aquilo que andam a pedir á anos, vamos lá a ver é se o aeroporto de alcochete não vai ser um presente envenenado.
Mas voltando ao preço dos combustiveis, como se pode ver, grande parte do preço dos combustiveis são impostos e isso não faz lá muito sentido visto que a economia está estrangulada pelos preços dos combustiveis.
Soluções para isto ... se calhar não usar o carro, exprimeirtem por á prova os transportes publicos de lisboa, no proximo dia europeu sem Carros, vão todos passear de transportes, fassam o estado sentir que mesmo a um domingo pode haver confusão, se todos usarmos transportes publicos em vem de carros, era giro não era as estações de comboios e as paragens de autocarro cheias, de gente, a reclamar que passa um transporte de "hora a hora e que de carro já lá estavam".
A bem dizer, se a maioria das pessoas usa-se transportes publicos em lisboa e nas grandes cidades, seria o caos, haveria gente a chegar ao emprego ás 11h da manhã depois de ter estado numa fila de transportes 3 horas, mas infelismente os portugueses são comodistas e não tem coragem de ser teimosos, e mostrar ao estado que andamos de carro porque tem de ser e não porque queremos.

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